Maioria dos portugueses tem uma perceção positiva da economia circular
Conceito pode "não chegar a todos da mesma forma", mas "as perceções gerais são muito positivas", de acordo com os resultados de um inquérito.
© shutterstock
Economia Economia circular
A maioria dos portugueses (94%) têm uma perceção positiva da economia circular, de acordo com o Barómetro Europeu do Consumo Observador Cetelem 2022, realizado em 17 países europeus.
"Embora este conceito possa não chegar a todos da mesma forma, as perceções gerais são muito positivas. Uma vez explicado, mais de oito em cada 10 europeus encaram-no de forma positiva. Os portugueses são dos mais (94%) recetivos à ideia, seguindo-se dos italianos (93%). Contudo, mais uma vez, é preciso viajar para o leste para encontrarmos mais vozes dissidentes, sendo os checos um exemplo disso, embora a pontuação permaneça muito positiva (73%)", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Sete em cada dez europeus inquiridos dizem que já ouviram falar da economia circular, mas este conhecimento varia de país para país:
"Por exemplo, 36% dos italianos são capazes de definir com precisão o conceito de economia circular. Seguindo-se os alemães (29%), os espanhóis e franceses (28% em ambos) e os noruegueses com 26%. Cerca de 22% dos portugueses e belgas também sabem definir economia circular. Contudo, a leste o conhecimento é menor, com apenas 9% dos eslovacos, por exemplo, a terem uma ideia clara sobre o que representa", pode ainda ler-se.
Leia Também: Despesas com prestações sociais em Cabo Verde aumentaram 4,2% em 2021
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com