Volume de negócios nos serviços cresceu 25% em agosto
INE lembra que a "atual conjuntura se encontra marcada por fortes aumentos de preços, o que seguramente está a influenciar as fortes taxas de crescimento dos serviços".
© Shutterstock
Economia Serviços
O índice de volume de negócios nos serviços registou uma variação homóloga nominal de 25,0% em agosto, taxa 1,4 pontos percentuais (p.p.) superior à do mês anterior, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo INE.
"Recorde-se que a atual conjuntura se encontra marcada por fortes aumentos de preços, o que seguramente está a influenciar as fortes taxas de crescimento dos serviços", lembra o INE.
Destaca-se a secção do Alojamento, restauração e similares e os Transportes e armazenagem, com crescimentos homólogos de 35,5% e 34,2%, respetivamente, "situando-se em patamares superiores ao período pré-pandemia".
"Aliás, agosto de 2022 foi o segundo mês consecutivo em que todas as secções registaram patamares de atividade superiores a fevereiro de 2020, o último mês pré-pandemia", pode ler-se.
A variação mensal do índice total foi 3,9% em agosto (1,0% no período anterior).
Os índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas ajustado de efeitos de calendário, apresentaram variações homólogas de 7,3%, 10,2% e 6,3%, respetivamente (7,5%, 10,7% e 7,3% em julho).
Leia Também: Casas estão 34 mil euros mais caras no 3.º trimestre face a 2021
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com