10 Rs que "fazem a diferença" e estimulam a economia circular
A economia circular pode ser posta em prática por todos nós através dos seus 10 Rs e que aos serem aplicados fazem a diferença.
© Shutterstock
Economia Economia circular
Se quer contribuir e estimular a economia circular, saiba que há alguns comportamentos que fazem toda a diferença. De acordo com a Adene - Agência para a Energia, a economia circular "possibilita que o ciclo dos produtos seja alargado" e "visa a minimização da afetação dos recursos naturais e redução do desperdício ou dos resíduos ao mínimo".
A Adene revela os 10 Rs que podem fazer a diferença. Tome nota:
- Recusar - Recuse mais. Assim usaremos menos recursos naturais e haverá menos desperdício e menos poluição.
- Repensar - Tem de ir tão longe ou pode ir para mais perto? Dá para ir a pé...? Dá para ir de transporte públicos? Dá para partilhar a viatura?
Repensar é fundamental - fazer escolhas mais racionais, mais eficientes, mais inteligentes. - Reduzir - Consuma menos. Utilize de forma eficiente os recursos – água, energia e materiais- e compre somente aquilo que realmente necessita.
- Reutilizar - Utilize bens que já passaram por outras mãos. Faça circular os objetos que possam continuar a servir o propósito para o qual foram criados.
- Reparar - Recupere objetos. Mantê-los dentro do circuito diminui a acumulação de detritos e evita a aquisição de novos materiais.
- Recondicionar - Restaure e atualize. Evite o recurso a novos produtos, impelindo os mercados a maior sustentabilidade.
- Remanufaturar - Otimize o ciclo de vida do produto. O setor industrial e os processos produtivos são o início da cadeia da circularidade dos produtos e sua viabilidade.
- Redirecionar | Realocar - A partir de materiais de um produto obsoleto, faça um novo. Dê uma nova vida aos componentes e reduza a utilização de recursos.
- Reciclar - Separe os seus resíduos e conduza-os a reciclagem.
- Recuperar - Aproveite os biorresíduos. Podem ser recuperados para produzir energia ou produção de composto para enriquecimento dos solos.
Leia Também: Carnaval de Ovar com "espírito em alta" e a equacionar economia circular
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com