Empresas alemãs mais dispostas em abril a contratar novos funcionários
As empresas na Alemanha estão mais dispostas a contratar novos funcionários, segundo o indicador do emprego do instituto alemão Ifo, que subiu para 100,2 pontos em abril, contra 99,9 pontos em março, foi hoje anunciado.
© shutterstock
Economia Ifo
"O emprego continua a crescer, embora esse crescimento esteja a abrandar, em parte devido à diminuição da população", afirma Klaus Wohlrabe, diretor de inquéritos do Ifo, citado num comunicado hoje divulgado, adiantando que "os motores do crescimento do emprego na Alemanha são os prestadores de serviços".
O Ifo indica ainda que na indústria transformadora, as respostas positivas e negativas estão mais ou menos equilibradas no que diz respeito aos planos de emprego.
Enquanto os fabricantes de máquinas e equipamentos e as empresas de eletricidade e de eletrónica procuram novos funcionários, na indústria do papel e entre as gráficas, os despedimentos são mais prováveis, diz o Ifo.
"Entre os prestadores de serviços, destacam-se o turismo e a indústria de eventos, onde os consumidores ainda têm muita procura reprimida".
No comércio, há uma ligeira tendência para se contentar com menos pessoal.
Em contrapartida, "a difícil situação na construção também se reflete nos planos de emprego do setor, com as empresas a serem mais cautelosas na contratação de novos funcionários", precisa o Ifo.
Leia Também: Confiança dos consumidores alemães volta a melhorar em maio
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com