Quarto maior banco da Bulgária vai ser encerrado
O quarto maior banco búlgaro, Corporate Commercial Bank (CCB), vai ser fechado e os seus ativos serão transferidos para uma filial que será nacionalizada, o Crédit Agricole Bulgaria, anunciou hoje o governador do Banco Central búlgaro, Ivan Iskrov.
© DR
Economia Solução
"A licença do CCB será retirada e será lançado um processo de insolvência", declarou Iskrov. A Comissão Europeia aceita a solução, afirmou no parlamento o ministro das Finanças, Petar Tchobanov, que disse estar "em contacto permanente" com Bruxelas.
Ivan Iskrov referiu em conferência de imprensa que a documentação relacionada com empréstimos da ordem de 1,8 mil milhões de euros concedidos pelo CCB desapareceu e "provavelmente foi destruída".
Os ativos do banco eram no final de maio de 3,7 mil milhões de euros, ou seja, 8,4% do setor bancário búlgaro.
As contas de particulares e de empresas, à exceção dos que estão no dossiê desaparecido, serão transferidas para o banco Crédit Agricole Bulgaria, que "será nacionalizado", disse o governador.
A 20 junho, o CCB suspendeu os seus pagamentos e foi colocado sob supervisão especial pelo banco central, depois de terem surgido na imprensa artigos que sugeriam a falência iminente da instituição bancária e de uma corrida dos clientes aos balcões do banco.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com