Indústria automobilística vai investir 19 mil milhões no Brasil até 2029
A indústria automobilística investirá 19 mil milhões de euros no Brasil até 2029, principalmente na transição para modelos híbridos e elétricos, anunciou o vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin.
© EVARISTO SA/AFP via Getty Images
Economia Indústria automóvel
O montante foi divulgado numa entrevista concedida pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior a uma rádio estatal, após uma reunião com dirigentes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Os investimentos são mais do dobro dos valores anunciados pelo Governo na semana passada, na sequência de reuniões que o Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, manteve com executivos da Volkswagen, General Motors, BYD e Stellantis.
Só no último mês, a Volkswagen anunciou planos de investir 3,2 mil milhões de dólares até 2028, a General Motors prometeu 1,4 mil milhões de euros até 2028 e a chinesa BYD garantiu 612 milhões de dólares até 2029.
De acordo com o vice-presidente, o valor será recorde e permitirá a construção de pelo menos quatro novas fábricas no país, incluindo as duas primeiras fábricas de carros elétricos no Brasil.
Leia Também: Brasil regista excedente comercial recorde em janeiro
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com