'Banco mau' do Banif assina acordo com sindicato da banca
O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários conseguiu chegar a um entendimento com o Fundo de Resolução e a Oitante passa agora a ter um acordo de empresa com os trabalhadores que restaram do antigo Banif.
© Reuters
Economia Compromisso
"O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) e a Oitante S.A. assinaram ontem, dia 5 de janeiro, o novo Acordo de Empresa, que permite, na generalidade, a manutenção das condições laborais que os trabalhadores da sociedade constituída para gerir os ativos do BANIF sempre usufruíram."
Foi assim, com uma sensação de vitória, que o SNQTB anunciou publicamente que os trabalhadores do antigo Banif vão poder ter regras laborais equivalentes à maior parte da banca, com garantia do Fundo de Resolução. Para quem não se lembre, a Oitante foi criada no âmbito do processo de intervenção pública no Banif como um veículo de gestão dos ativos tóxicos que restaram após a venda do banco ao Santander Totta.
"No documento, foi proposto ao SNQTB a fixação de um período de vigência do AE de 12 meses, findo o qual o Acordo caducaria automaticamente. Atendendo à incerteza que se vive na empresa, o SNQTB não aceitou o mecanismo, pelo que se logrou a renovação automática por igual período, salvo se alguma das partes o fizer cessar. Por outro lado, pretendendo a Oitante cessar as progressões automáticas, foi acordado com o SNQTB um regime de promoções obrigatórias por mérito", esclarece o Sindicato em e-mail enviado para a redação do Economia ao Minuto.
"Ainda em sede negocial, foi eliminado o prémio de antiguidade, mas acordado e garantido o pagamento, aquando da publicação do novo AE no Boletim de Trabalho e Emprego, de um prémio único proporcional ao tempo de serviço já prestado, sendo assegurada, também, a atribuição de um prémio final de carreira à data da passagem à situação de reforma, no valor de, em termos gerais, 1,5 vezes a retribuição mensal efetiva. Por último, ficou também assegurada a atualização salarial para o ano de 2017, em termos semelhantes aos do restante setor bancário."
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com