Grécia coloca 1.137,5 milhões de dívida a curto prazo a juros mais baixos
A Grécia financiou-se hoje em 1.137,5 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a seis meses à taxa de juro de 2,4%, uma décima abaixo do anterior leilão de 2 agosto.
© Reuters
Economia Bilhetes do Tesouro
Segundo a Autoridade de Gestão da dívida Pública (PDMA), a procura foi de 1.218 milhões de euros, superando em 1,39 vezes a oferta inicial de 875 milhões de euros.
Nos últimos leilões, a taxa de juro baixou ligeiramente uma vez que a procura aumentou, após quase um ano e meio sem ausências de investidores estrangeiros.
A Grécia tem um tecto para emitir Bilhetes do Tesouro de 15.000 milhões de euros, que foi alcançado em 2014, pelo que só pode colocar no mercado títulos de dívida no mesmo montante daqueles que vencem.
O leilão de hoje é o terceiro depois de em 25 de julho passado a Grécia ter realizado uma emissão a cinco anos, a primeira realizada nos mercados financeiros em três anos.
O Tesouro colocou então um total de 3.000 milhões de euros a uma taxa de juro de 4,625%, com a procura a superar a oferta em 6.500 milhões de euros.
O Governo liderado por Alexis Tsipras mostrou-se satisfeito com este ensaio, cujo objetivo é ir tomando pulso aos investidores e criar uma almofada financeira para fazer face ao final do programa de resgate que termina em agosto do próximo ano.
O Executivo grego anunciou que nos próximos meses haverá novos leilões.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com