Confiança dos consumidores cai em maio, após subidas mensais consecutivas
O indicador de confiança dos consumidores diminuiu em maio, depois de cinco subidas mensais consecutivas e de ter registado em abril o valor mais elevado desde fevereiro de 2022, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
© shutterstock
Economia Consumidores
Num comunicado hoje divulgado, o INE refere que "o saldo das opiniões dos consumidores sobre a evolução passada dos preços diminuiu significativamente em maio, após o aumento registado em abril".
O saldo das perspetivas relativas à evolução futura dos preços aumentou nos últimos dois meses, de forma ténue em maio, depois das diminuições registadas em fevereiro e março, adianta o INE.
O indicador de clima económico aumentou em maio, após ter diminuído no mês anterior, refere o INE, adiantando que os indicadores de confiança aumentaram na Indústria Transformadora, na Construção e Obras Públicas e, de forma ligeira, no Comércio, tendo diminuído nos Serviços.
O saldo das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda diminuiu em maio na Indústria Transformadora, na Construção e Obras Públicas e no Comércio, tendo aumentado nos Serviços, após ter diminuído entre fevereiro e abril, indica o INE.
Leia Também: OIT prevê queda do desemprego mundial para 4,9% em 2024
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com