Primeira menstruação acontece mais cedo, diz novo estudo
Investigadores afirmam que a idade em que as raparigas têm a sua primeira menstruação diminuiu nos últimos 50 anos.
© Shutterstock
Lifestyle Menstruação
É possível que a idade em que as raparigas têm a sua primeira menstruação tenha diminuído em cerca de um ano nos últimos 50 anos, afirma um novo estudo, feito na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e publicado esta semana na JAMA Network.
Mais especificamente, os investigadores concluíram que as raparigas com idades entre os 19 e 24 anos, atualmente, tiveram a sua primeira menstruação aos 11 anos, em média. Já nas mulheres que têm atualmente entre 55 e 74 anos, a menstruação começou, em média, aos 12 anos.
Leia Também: Saiba o que fazer quando tem uma infeção urinária durante a menstruação
De acordo com o estudo, ao longo de cinquenta anos, registou-se ainda um aumento do número de raparigas que tiveram a primeira menstruação com menos de nove anos. É possível que esta mudança esteja relacionada com níveis mais elevados de obesidade infantil, afirmam os cientistas.
Para além de tudo isto, as raparigas envolvidas no estudo relataram que o seu ciclo menstrual demorou mais tempo a tornar-se regular.
Para a investigação, analisaram mais de 70 mil pessoas no âmbito do 'Apple Women's Health Study', um projeto que utilizou dados de rastreio do ciclo dos iPhones e Apple Watches, além de inquéritos para obter informações adicionais sobre os ciclos menstruais.
Zifan Wang, a líder do estudo, entrevistada no The Washington Post, revelou que era preocupante o facto de as raparigas parecerem demorar mais tempo a atingir ciclos menstruais regulares. Porquê? "Ciclos irregulares são um indicador importante de acontecimentos adversos na saúde numa fase posterior da vida. Isto alarma-nos."
Leia Também: Nem imagina como o estigma menstrual afeta mulheres e jovens
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com