Detido terceiro suspeito de planear ataque em concerto de Taylor Swift
Concertos iam decorrer em Viena, Áustria.
Notícias ao Minuto com Lusa | 10:11 - 09/08/2024© Kevin Mazur/Getty Images for TAS Rights Management
Mundo Áustria
Viena ficou em alerta, esta semana, depois de ser conhecido que estava a ser planeado um ataque terrorista que levou ao cancelamento de três concertos de Taylor Swift na capital austríaca. Há medida que os dias passam vão surgindo novos detalhes. Eis o que se sabe até ao momento.
A novidade mais recente do caso foi conhecida esta sexta-feira, depois de o ministro do Interior da Áustria, Gerhard Karner, revelar que havia sido detido um cidadão iraquiano de 18 anos.
O iraquiano pertence ao mesmo círculo que o principal suspeito, um austríaco de 19 anos, com raízes na Macedónia do Norte, que foi detido na quarta-feira.
Este novo detido jurou fidelidade ao grupo jihadista Estado Islâmico (EI) em 6 de agosto, mas ainda não é claro se tem uma ligação direta com o ataque planeado, disse Karner. Segundo o ministro, o suspeito "tinha estado em contacto com o autor principal".
O principal suspeito, que também tinha jurado lealdade ao EI em julho, estava a planear um ataque letal entre os fãs da artista norte-americana. O jovem, de 19 anos, tinha-se despedido do seu emprego menos de duas semanas antes, dizendo que "tinha grandes planos" Segundo as autoridades, fez uma confissão completa sob custódia.
Há ainda outros dois outros jovens austríacos, de 17 e 15 anos, que também foram detidos na quarta-feira por causa da alegada conspiração.
De notar que o número de detenções divergem nos meios de comunicação.
O ministro do Interior da Áustria referiu que o jovem, de 17 anos, a quem foi oferecido um emprego numa empresa que prestava serviços no estádio, recusou-se até agora a prestar depoimento. O rapaz, também de nacionalidade austríaca com raízes turco-croatas, que também parece ter sido radicalizado, já era conhecido das autoridades. Este seria o principal cúmplice do suspeito de 19 anos.
Já o jovem de 15 anos continua a ser intensamente interrogado pela polícia, segundo o ministro. Há informações que dizem que já terá sido libertado, após os investigadores excluírem a sua participação nos planos.
De realçar que as autoridades austríacas receberam as informações sobre a ameaça através dos serviços secretos norte-americanos.
Os serviços secretos locais já haviam referido que o jovem de 19 anos planeava um atentado suicida num dos concertos, com o objetivo de "matar um grande número de pessoas". O jovem dispunha de um explosivo líquido de grande potência que fabricou e planeava investir com o seu automóvel contra os fãs da cantora norte-americana que tinham ficado sem bilhete e se iriam concentrar fora do estádio Ernst Happel.
Os detidos estavam concentrados nos planos de ataque desde o final de julho. As autoridades austríacas asseguram que não procuram outros suspeitos, apesar de prosseguirem as investigações sobre os contatos mantidos pelos detidos e que poderão implicar mais detenções.
Viena foi alvo de um ataque terrorista em novembro de 2020, no qual morreram quatro pessoas.
Em dezembro, as autoridades detiveram quatro suspeitos de planear um ataque à catedral de Santo Estêvão, no centro da cidade.
Leia Também: Igreja de Viena toca música de Taylor Swift para consolar fãs
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com