Ciência alerta para o risco de cancro em assistentes de bordo
Acredita-se que esta é uma profissão que expõe muito os trabalhadores ao risco de cancro. Contudo, são muito pouco os estudos que contabilizam e especificam tais riscos.
© iStock
Lifestyle Risco
Melanoma, cancro da mama, gastrointestinal ou da tióide são apenas alguns dos tipos de cancro a que os assistentes de bordo estão altamente expostos, em comparação à restante população. O estudo foi avançado por um grupo de investigadores de Harvard, que se especializa em saúde pública, e contou com uma amostra de mais de 10.000 indivíduos, dos mais metade exerce a referida profissão.
Através de questões sobre histórico familiar de doenças, horários de voo e diagnóstico de cancro, os investigadores concluem que a probabilidade de desenvolver cancro da mama e melanoma é 51% superior nos assistentes de bordo.
Quanto aos motivos, os autores do estudo alegam não ser possível conclusões muito específicas pela falta de estudos anteriores acerca desta profissão, mas aponta-se os altos níveis de radiação a que são constantemente expostos – algo que não afeta os viajantes, por serem expostos à radiação apenas pontualmente, mas tem um efeito negativo em quem conta com o mesmo diariamente.
Apesar dos dados, não há regulamentação que protejo os trabalhadores do risco, algo que os autores do estudo esperam mudar.
Outro possível motivo, prende-se que a má qualidade de sono a que frequentemente as diferenças horárias obrigam a tais trabalhadores.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com