Perigo na praia: ‘Amantes’ do sol não sabem colocar protetor solar
De acordo com um novo estudo britânico, realizado pela Universidade King’s College London, a maioria dos indivíduos que usa protetor solar corre ainda sim um risco significativo de contrair melanoma, por não saber espalhar a loção devidamente.
© iStock
Lifestyle Risco
Os investigadores alertam que a maioria dos ‘amantes’ do sol tem cerca de metade da proteção que creem ter porque aplicam pouco protetor solar.
Os fabricantes testam os seus produtos usando dois miligramas de protetor solar por cada centímetro quadrado de pele – e cerca de uma colher de chá para a face.
Todavia, os investigadores britânicos apuraram que a aplicação de um creme de fator 50 aplicado de forma ‘típica’ oferece apenas 40% da proteção esperada.
O que equivale à aplicação de uma loção de fator 20 espalhada devidamente.
O líder do estudo, o professor Antony Young, sugere que os indivíduos utilizem um fator “muito mais elevado” do que aquilo que acham que necessitam para compensar essa diferença.
E acrescentou: “É um facto indiscutível que o uso de protetor solar combate o possível aparecimento de cancro da pele, nomeadamente de melanoma. Contudo, esta pesquisa demonstrou que o modo como é aplicado tem uma papel fundamental e determina a sua eficácia”.
Concluindo: “Dado que a maioria das pessoas não usa o protetor solar da forma que é testada pelos fabricantes, é melhor então que usem um protetor solar com um fator mais elevado do que consideram necessitar. De pelo menos fator 30!”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com