Fórmula garantida: Nutrientes certos, pele radiante
Já reparou que, quando melhora a sua alimentação, há mais melhorias além da perda de peso, nomeadamente na sua pele?
© iStock
Lifestyle Dermatologia
Somos o que comemos e por isso o aspeto da nossa pele, cabelo e mesmo humor depende daquilo que ingerimos.
Falamos aqui dos alimentos que nos podem estar a retirar energia. Agora, foquemo-nos nos essenciais a tornar a pele visivelmente mais saudável. Apontamos não alimentos, mas nutrientes (e onde encontrá-los) o que abre ainda mais o leque de possibilidades. É claro, tais nutrientes não se limitam a melhorar o estado da pele, mas todo o organismo no seu interior cuja saúde por sua vez se reflete na pele – não há desculpas.
Zinco: é um mineral capaz de realizar mais de 100 reações enzimáticas na pele, durante as quais repara as zonas mais danificadas devido a fungos, acne ou outras irritações cutâneas.
Onde encontrar? Sementes de abóbora, marisco, alguns tipos de carne (pasteurizada ou orgânica) e cacau.
Vitamina A: É essencial para que o corpo produza retinol - componente presente na maioria dos cremes anti-idade e que o corpo produz naturalmente. Ou seja, tem efeito antioxidante além de garantir o bom funcionamento das glândulas produtoras de óleos naturais.
Onde encontrar? Carne de produção orgânica, ovos e vegetais cor de laranja (ou seja, os que contêm betacaroneto).
Cobre: Não serve apenas para criar energia, como já comprovaram inúmeros estudos que apontam os seus benefícios para a saúde, não só da pele mas também dos olhos e cabelo. Tais estudos apontam a quem tem défice de cobre caraterísticas como pele mais rugosa e menos brilhante e elástica.
Onde encontrar? Algas marinhas, nozes, cacau, vinho tinto, carne e legumes biológicos – nunca os enlatados, já que os níveis de cobre se perdem gradualmente em tais formas de conservação.
Vitamina C: Garante a firmeza da pele graças ao colagénio naturalmente produzido.
Onde encontrar? Qualquer citrino (não apenas a laranja), tomate, brócolos, quiqi, bagas de goji e açaí
Vitamina D: Nasce de um conjunto de reações biológicas entre substratos de colesterol e luz solar e carateriza-se como uma gordura solúvel. É, por isso, lógico, que uma das suas funções seja a de regular o tom de pele. Além disso, ajuda na redução de inflamação de pele - psoríase inclusive.
Onde encontrar? Óleo de peixe, produtos lácteos e claro, o próprio sol (com a devida precaução)
Vitamina E: Tal como a vitamina D, é uma gordura solúvel que por sua vez funciona como antioxidante ao proteger a pele dos radicais livres e danos solares. Ainda, hidrata a pele sob a forma de sebo natural.
Onde encontrar? Nozes, sementes, abacate, óleo de peixe e azeite.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com