Oito passos para transformar o seu filho num génio, estudo garante
Foi em 1968 que o professor de psicometria, Julian Stanley, se deparou com um pequeno génio de 12 anos que estava na altura a realizar um curso de Ciência de Computação na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.
© iStock
Lifestyle Mentes perigosas
A criança chamava-se Joseph Bates, e apesar de brilhante estava profundamente entediada.
Bates estava já muito à frente dos estudantes da sua idade.
De acordo com a história divulgada pela BBC News, o professor inspirado por esse prodígio, iniciou um longo estudo que duraria 45 anos, acompanhando o desenvolvimento de crianças superdotadas e que incluiria nomes como Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, e a cantora Lady Gaga.
Stanley deu início ao projeto no Johns Hopkins University's Center for Talented Youth (Centro para Jovens Talentosos da Universidade Johns Hopkins), em Baltimore. Batizado de Estudo de Jovens Matematicamente Precoces (SMPY), o programa acompanhou a trajetória de mais de cinco mil crianças superdotadas.
Aquela pesquisa contraria a antiga crença de que ‘a prática leva à perfeição’, segundo a qual alguém só se pode tornar um especialista em algo contanto se trabalhar arduamente e mantiver o foco.
Ao invés, o SMPY sugere que a capacidade cognitiva inicial - como resolver problemas e tomar decisões corretas - tem mais efeito sobre a conquista do que a prática ou até mesmo o status socioeconómico de uma pessoa.
Sendo como tal fundamental estimular as habilidades da criança desde cedo,, sem colocar demasiada pressão que poderá por sua vez prejudicar o bom desenvolvimento mental do menor.
Se deseja incentivar e manter simultaneamente os seus filhos felizes, os especialistas têm algumas recomendações:
1) Exponha o seu filho a experiências diversas
Crianças com alta inteligência geralmente precisam de novidades para se manterem motivadas.
Mais experiências de vida, além de contribuirem nesse sentido, ajudam a criança a desenvolver a confiança para lidar com o mundo.
2) Estimule os seus talentos e interesses
Seja praticar um desporto novo, um instrumento ou uma aula de teatro, permitir que os seus filhos explorem os talentos desde cedo ajudá-los-à a desenvolver habilidades importantes, como a resiliência.
3) Apoie as necessidades inteletuais e emocionais do seu filho
A curiosidade é a chave de uma aprendizagem bem sucedida.
Quanto mais ‘porquês’ e ‘comos’ eles perguntarem, melhor será o seu desempenho na escola.
4) Elogie o esforço, não habilidade
Ajude as crianças a desenvolverem uma ‘mentalidade de crescimento’, comemorando a aprendizagem, e não o resultado em si.
5) Não tema o fracasso
Os erros devem ser tratados como blocos de construção para a aprendizagem.
6) Cuidado com os rótulos
Rótulos só irão diferenciar seu filho das outras crianças.
Isso poderia não apenas levá-los ao bullying, mas também adicionar pressão extra de que sejam uma deceção.
7) Trabalhe com os professores para atender às necessidades da criança
Alunos inteligentes geralmente precisam de disciplinas mais desafiantes, apoio extra ou liberdade para aprender ao seu próprio ritmo.
8) Teste as habilidades da criança
Tal pode inclusive revelar outros problemas como a dislexia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ou desafios sociais e emocionais.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com