O leitor perguntou: As sementes de girassol são saudáveis?
Certas sementes, tais como a chia e a linhaça, tendem a disputar as luzes da ribalta. Porém as sementes de girassol – sem dúvida mais discretas e menos ‘vistosas’ - apresentam inúmeras qualidades nutricionais e benéficas para a saúde. E, sim de certo modo fazem melhor ao organismo do que as suas populares rivais.
© iStock
Lifestyle Mitos
As sementes de girassol são imensamente ricas em nutrientes. E uma porção ‘poderosa’ consiste apenas em cerca de quatro colheres de sopa daquele alimento.
Apresentam adicionalmente um alto teor de gorduras saudáveis: uma porção contém 14 gramas de gorduras monosaturadas e polisaturadas.
“Estas duas gorduras presentes nas sementes de girassol são benéficas para a saúde cardiovascular e reduzem o risco de incidência de enfartes e ataques cardíacos”, explica a dietista Alissa Rumsey em declarações à revista norte-americana TIME.
Uma porção de sementes contém cerca de seis gramas de proteína e 2,5 gramas de fibra. “A gordura, a fibra e a proteína desempenham um papel fundamental na sensação de saciedade, nomeadamente o sentimento de ficar mais rapidamente cheio e satisfeito, promovendo dessa forma o emagrecimento”, diz Rumsey.
Aquelas sementes estão também repletas de vitaminas e minerais, incluindo vitamina E (que incluem fortes propriedades anti-inflamatórias e pode diminuir o risco de doenças coronárias), folato (importante para a síntese de ADN), fósforo (chave para a doença dos ossos), selénio (um antioxidante que protege contra a danificação celular), manganês (que promove a produção óssea), cobre (que auxilia a saúde cardiovascular e o bom funcionamento do sistema imunitário), B6 (ótima para o desenvolvimento da função cognitiva) e zinco (importante para o metabolismo e também para o sistema imunitário), explica a nutricionista norte-americana Maxine Yeung.
E comparativamente às outras sementes existentes no mercado e até mais populares, nomeadamente a chia e a linhaça, a nutricionista salienta: “As sementes de girassol apresentam um maior teor de vitaminas e de minerais e o seu gosto é mais saboroso, comparativamente por exemplo à chia de sabor mais neutro”.
Acrescentando: “O sésamo contém ainda uma das concentrações mais elevadas de fitoesteróis, moléculas existentes nas plantas e que propiciam a redução dos índices de colesterol, promovendo novamente a sáude do coração”.
Agora, já sabe... e sim tem permissão - as sementes de sésamo são suas aliadas.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com