Perigo no prato. Afinal, quais são os benefícios do jejum para a saúde?
Estudo revela que os benefícios do jejum intermitente vão mutio além da perda de peso.
© iStock
Lifestyle Hábitos perigosos
Pesquisa afirma que uma das dietas mais famosas dos últimos tempos pode prevenir doenças cardiovasculares.
De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico British Journal of Nutrition, e divulgado pela revista VEJA, a dieta reduz as taxas de gordura no sangue e diminui a pressão arterial, o que contribui para a prevenção de patologias coronárias.
Uma equipa de investigadores Universidade de Surrey, no Reino Unido, analisou o impacto da dieta 5:2 – que consiste em comer normalmente cinco vezes por semana e ter uma alimentação altamente restritiva duas vezes – na capacidade de metabolismo do corpo e na predisposição do organismo limpar a gordura e a glicose após uma refeição, comparativamente às dietas convencionais.
O estudo
Para efeitos daquela pesquisa 27 indivíduos foram divididos em dois grupos que deveriam seguir a dieta 5:2 ou uma dieta diária de restrição calórica. Os indivíduos sob a dieta 5:2 comiam normalmente por cinco dias e nos dois dias de jejum consumiam 600 calorias. Já aqueles na dieta diária foram aconselhados a reduzir as calorias diárias: as mulheres ingeriram cerca de 1400 calorias, e os homens, aproximadamente 1900 calorias/dia.
O objetivo inicial do estudo era avaliar como o jejum intermitente pode alterar a capacidade de metabolização de gordura e açúcares do organismo. Mas os resultados mostraram que em 59 dias, o grupo que seguiu o jejum intermitente perdeu pelo menos 5% do peso e diminuiu em 9% os índices da pressão arterial. Já os voluntários que cumpriram a dieta com menos calorias diárias necessitaram de 73 dias para perder a mesma quantidade de peso e diminuíram a pressão arterial em apenas 2% no final de todo o processo.
Mais ainda, a redução das taxas de gordura no sangue, diminuiu mais rápido nos participantes que seguiram a dieta 5:2, relativamente aos voluntários que fizeram a segunda dieta.
Benefício cardiovascular
De acordo com Rona Antoni, investigadora do departamento de Metabolismo Nutricional da Universidade de Surrey, a dieta 5:2 pode, por exemplo, ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, já que é capaz de reduzir, num curto período de tempo, as taxas de gordura no sangue, além da pressão arterial.
No entanto, Rona ressalta que o jejum intermitente não é para todos os tipos de pessoas. Inclusive, cinco dos voluntários da dieta 5:2 desistiram do processo no meio do caminho. “A chave para o sucesso de uma dieta é encontrar aquela que possa ser sustentada a longo prazo”, afirmou.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com