Meteorologia

  • 25 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Amizades na adolescência indicam quem será bem-sucedido no amor

As habilidades sociais desenvolvidas em relações de amizade duradouras são importantes na formação igualmente de relações amorosas duradouras futuras, diz estudo.

Amizades na adolescência indicam quem será bem-sucedido no amor
Notícias ao Minuto

16:00 - 30/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Psicologia

Uma nova pesquisa procurou identificar os fatores que, durante a adolescência, podem prever quem terá maiores chances de alcançar uma vida romântica satisfatória por volta dos 30 anos.

Publicada no dia 24 de janeiro no periódico Child Development, o estudo revelou paradoxalmente que ter relacionamentos amorosos enquanto adolescente não indica uma possibilidade maior de ter um parceiro durante a vida adulta.

De acordo com os cientistas, as habilidades sociais aprendidas ao longo de amizades com jovens do mesmo sexo é que são sim fundamentais para ter relações românticas bem sucedidas no futuro. Sendo este o melhor modo de prever quem será mais feliz a nível romântico na idade adulta. Características como estabilidade, assertividade, intimidade e competência social costumam, segundo o estudo, ser desenvolvidas entre indivíduos do mesmo género durante a juventude.

Para efeitos daquela pesquisa, os académicos entrevistaram e observaram indivíduos entre os 13 a 30 anos de origens raciais, étnicas e socioeconómicas díspares. Os cientistas tiveram ainda em conta os relatos dos participantes sobre a qualidade dos seus relacionamentos, além das opiniões dos amigos mais próximos.

Segundo os investigadores, aos 13 anos, a habilidade de estabelecer expetativas positivas e de ser assertivo de forma apropriada são os melhores indicadores de um relacionamento romântico satisfatório dentro de alguns anos. Entre os 15 e 16, a capacidade de criar amizades próximas e manter relações com uma gama variada de pessoas é o melhor indicador. Já dos 16 aos 18, sublinha-se a habilidade de manter amizades estáveis e duradouras.

Todos esses fatores, afirmam os especialistas, estão mais associados ao sucesso de relacionamentos amorosos do que qualquer namoro ou envolvimento físico que o adolescente possa ter, chegando a ser até mais importante do que a atratividade física do jovem.

Por serem, em média, curtas, relações românticas mantidas entre os 13 e os 18 anos não servem como meio para que se aprendam as qualidades básicas que serão utilizadas em romances adultos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório