Ponto final. Esta é a idade mais comum para o divórcio
Estima-se que nos países ocidentais entre a 40 a 50% dos casamentos acabe em divórcio.
© iStock
Lifestyle Relações perigosas
Quer esteja a iniciar um relacionamento novo ou já esteja com o seu parceiro há algum tempo, poderá ter curiosidade em saber em qual ponto da vida a contemplação de um possível divórcio surge na mente da maioria dos indivíduos, tornando-se por vezes numa infeliz realidade.
Segundo o advogado especialista em divórcios Jonathan Fields, em declarações ao canal televisivo norte-americano Bravo, grande parte das pessoas tende a terminar o casamento por volta dos 45 anos ou já nos seus 40 e muitos.
“Tal ocorre por um motivo bastante simples – esta é a idade na qual geralmente o filho mais novo sai de casa ou vai para a faculdade”.
“O síndrome do ninho vazio pode constituir um período difícil para os progenitores – muitos dos quais têm que reiniciar décadas depois um ‘novo’ tipo de relacionamento com o parceiro, relação esta que já não tem os filhos como referência ou foco”, explica Fields.
As crianças desempenham um papel fundamental na forma como determinada relação amadurece e altera. A advoga de direito familiar Jacqueline Newman, disse também à Bravo que mesmo quando o casamento é bom, os casais na sua maioria passam a casa dos 20 e dos 30 anos, até por volta dos 50 a criarem os filhos, sendo isso muitas vezes que os mantém conectados e o relacionamento vivo.
“Ou seja, estes dois indivíduos até já podem não ter assim muito em comum, mas têm as crianças para os motivarem a conviver e a permanecerem juntos. Mas o que acontece quando a ‘pequena Maria’ sai de casa?”, questiona Newman.
“Então o marido e a esposa sentam-se sozinhos à mesa pela primeira vez em 20 anos e apercebem-se que afinal não tem nada para falar um com o outro e que se tornaram pessoas completamente diferentes”, conclui.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com