Mais de 20% dos homens fingem orgasmos (e elas não sabem...)
Em algumas ocasiões chega a valer um Óscar. Quase metade dos homens não sabe dizer, de facto, se a parceira alcançou o clímax. Mas afinal, por que continuamos a fingir?
© iStock
Lifestyle Noites quentes
Um estudo recente publicado no periódico científico Journal of Sexual Medicine, por investigadores da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, analisou a perceção do orgasmo em 1.683 casais heterossexuais recém-casados.
Os investigadores concluíram que embora 87% dos maridos tenham chegado de forma constante ao orgasmo, só 49% das mulheres o conseguiram.
Mais ainda, 43% dos cônjuges masculinos não eram capazes de dizer quando isso acontecia. Eles continuam sem saber, mas, segundo a sexóloga Ana García, em declarações ao El País, a razão é relativamente fácil de entender: “a resposta fisiológica da mulher não engana: contrações, espasmos, lubrificação, ereção do clitóris”.
Cabe perguntar então o porquê desse alienamento masculino, e a especialista cita duas possíveis razões: “Pode ser porque o homem esteja muito concentrado no seu prazer, ou que nem cogite que a sua parceira não esteja a experienciar a mesma sensação”. Mais comunicação ajudaria, mas “se os homens se preocupassem em descobrir qual é a resposta fisiológica que a mulher tem ao chegar ao orgasmo, seria bastante fácil averiguar se está a fingir ou não”, explica García.
Mas os homens também fingem, e muito...
Embora se pense imediatamente na mulher quando se fala de fingir orgasmos, também há homens que falseiam reações na hora de alcançar o clímax.
Foi o que mostrou uma pesquisa feita com mais de 1.400 pessoas pela marca de produtos eróticos Bijoux Indiscrets, segundo a qual 21,2% dos homens haviam fingido o orgasmo alguma vez (a percentagem de mulheres continuava maior: 52,1%).
E, surpreendentemente, 8,4% dos homens admitiu falsear quase sempre os seus orgasmos (quase tantos como as mulheres: 11,8%). Por outro lado, só 10,4% das mulheres e 15,6% dos homens acreditavam que o seu parceiro atual fingia os orgasmos.
Para eles, a atuação é muito mais complexa, devido a uma evidência fisiológica que se traduz na ereção do pénis, e apesar disso há, segundo a sexóloga Ana García, uma razão principal que os leva a fingir: “A vergonha de não chegar ao orgasmo está associada à perda de masculinidade”, refere a especialista.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com