Cancro no prato? Cinco hábitos alimentares que podem causar a doença
Mais e mais novos estudos confirmam a relação entre uma alimentação pobre em nutrientes e o risco de desenvolver certos tipos de tumores.
© iStock
Lifestyle Cancro e alimentação
Ingerir uma alimentação pouco saudável aumenta exponencialmente o risco de desenvolver certos tipos de cancro, tanto quanto o consumo de álcool e mais do que o sedentarismo.
Várias pesquisas sugerem que, muitos casos de cancro poderiam ter sido evitados com apenas algumas mudanças na dieta.
Os tipos de tumores mais afetados pela má alimentação são nomeadamente o cancro renal e os cancros da boca e da garganta.
Felizmente, mudar os hábitos alimentares não é uma missão impossível.
Eis os cinco principais maus hábitos que podem potencialmente causar cancro:
Comer muita carne vermelha e processada
Em média, ingerimos diariamente cerca de 28 gramas de carne processada (que inclui fiambre, salame ou presunto), e as estatísticas são semelhantes em muitos outros países.
Trata-se do dobro do valor diário desse tipo de produto, que foi oficialmente categorizado de cancerígeno pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A ELEVADA ingestão de carne vermelha e carne processada aumenta o risco de cancro do estômago e colorretal.
Não consumimos lacticínios o suficiente
O consumo reduzido de produtos lácteos pode aumentar o risco de desenvolver cancro colorretal quase tanto quanto a falta de grãos integrais na dieta. Em média, consumimos apenas metade das três porções diárias recomendadas de laticínios, e os cientistas sugerem que a falta de produtos lácteos ricos em cálcio e vitamina podem ser responsáveis pelas taxas crescentes desse tipo de tumor.
Ainda não comemos frutas e legumes como deveríamos
Devemos consumir diariamente quatro porções (cerca de duas xícaras, ou 150 g) de vegetais e três porções de frutas.
Não comer a quantidade recomendada destes alimentos aumenta significativamente o risco de cancro da boca, garganta e pulmão. Ao comer frutas e legumes suficientes, reduz a probabilidade de desenvolver os tipos de tumores mencionados em cerca de 10%.
Continuamos a consumir refrigerantes e outras bebidas com açúcar
Bebidas açúcaradas, como refrigerantes, café ou chá doce são perigosas para o sistema reprodutivo, assim como para os rins e fígado, aumentando o risco de desenvolver tumores cancerígenos nesses órgãos. Opte por bebidas com cafeína sem açúcar e sem adoçantes, e tente excluir completamente os refrigerantes da sua alimentação.
Temos que comer mais grãos integrais
A segunda principal causa de tumores associados à dieta é a falta de grãos integrais, como milho, aveia, arroz integral e muitos outros. Todos os adultos devem comer cerca de três porções de grãos todos os dias. As fibras, nutrientes, vitaminas e minerais, presentes nesses alimentos podem proteger-nos não só do cancro (particularmente os tumores do sistema digestivo e reprodutivo, bem como o cancro renal), mas também como de outro tipo de doenças, incluindo coronárias ou diabetes.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com