Dieta Dash reduz a pressão alta, o colesterol e emagrece
A Dieta Dash tem como objetivo principal reduzir a pressão arterial, mas também ajuda a emagrecer ou a manter o peso ideal, além de ajudar a controlar a diabetes e o colesterol alto.
© iStock
Lifestyle Dieta Dash
A sigla Dash vem do termo em inglês ‘Dietary Approaches to Stop Hypertension’, que significa em português ‘Método Dietético para Combater a Hipertensão’, e foca-se sobretudo no icentivo ao consumo de vegetais e grãos integrais.
Para que a dieta também seja utilizada para perder peso, a rotina alimentar pode ser mantida, mas diminuindo as quantidades ingeridas, de modo a consequentemente reduzir a ingestão calórica.
Como fazer a dieta
A dieta Dash não se foca apenas na redução do sal para controlar a hipertensão, mas foca-se principalmente em melhorar a qualidade dos alimentos consumidos diariamente, o que também ajuda a controlar outros problemas, como obesidade, colesterol alto e diabetes.
Alimentos Permitidos
Os alimentos que devem ser consumidos em maiores quantidades são aqueles ricos em proteínas, fibras, potássio, magnésio, cálcio e gorduras insaturadas, como:
- Frutas;
- Legumes e verduras;
- Grãos integrais, como aveia, farinha de trigo integral, arroz integral e quinoa;
- Leite e derivados magros;
- Gorduras boas: castanhas, amendoins, nozes, avelãs, azeite;
- Carnes magras: preferir peixes, frango e cortes magros de carnes vermelhas.
Além disso, praticar atividade física regularmente também ajuda a reduzir a pressão arterial e a controlar o peso, auxiliando na melhoria geral da saúde.
Alimentos Proibidos
Os alimentos que devem ser evitados na dieta Dash são:
- Doces e alimentos ricos em açúcar, incluindo produtos industrializados como bolachas recheados, refrigerantes, achocolatados e massas prontas para bolos;
- Alimentos ricos em farinha branca, como bolos, massa e pão branco;
- Alimentos ricos em gordura saturada, como carnes vermelhas ricas em gordura e produtos de charcutaria (como por exemplo bacon, linguiça, salame, presunto, chourição, chouriço, fiambre ou mortadela).
- Bebidas alcoólicas.
Adicionalmente, limitar o consumo de sal e de alimentos ricos em sódio, como cubos de caldo de carne, salsichas, sopas em pó e comida pronta congelada, aumenta a eficácia da dieta Dash na redução da pressão arterial.
Como usar a Dieta Dash para emagrecer
A dieta Dash também pode ser usada para emagrecer dimunuindo a quantidade de alimentos ingeridos, para que as calorias do dia sejam menores do que as calorias necessárias para o corpo manter o peso.
Além disso, outras estratégias como aumentar a prática de atividade física, tomar chás termogénicos e reduzir o consumo de carboidratos também ajudam a perder peso, e podem ser incluídos na dieta Dash para potencializar o seu efeito no controlo do peso.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com