Noites quentes. Conheça os alimentos que estimulam o desejo sexual
Ingredientes considerados afrodisíacos podem 'aquecer' a relação a dois. Veja o que é recomendado e o que não comer ou beber num encontro.
© iStock
Lifestyle Alimentos afrodisíacos
Será que realmente existem certos alimentos e bebidas capazes de apimentar a relação a dois? Sim, podem ajudar, diz a nutricionista do Hapvida, Lais Magalhães D’Araújo, em declarações à Globo. Apesar de ainda não haver dados científicos sobre os alimentos afrodisíacos, alguns ingredientes apresentam nutrientes e compostos bioativos que podem favorecer o desempenho na hora H.
“Para ter uma vida sexual saudável é preciso manter uma alimentação equilibrada, em conjunto com a prática de exercício físico, que geram saúde e disposição”, afirma a nutricionista. Lais fala de cinco ingredientes afrodisíacos que não podem faltar na mesa dos namorados: chocolate, ostras, amendoins, peixe e temperos como pimenta, gengibre e canela.
Sensualmente sugestivo, o morango é umas das frutas que chama a atenção na culinária afrodisíaca pela sua forma, textura e sabor. Mas o efeito afrodisíaco do morango está mais diretamente ligado ao sentido olfativo (que ajuda a estimular a líbido) do que às propriedades alimentares.
Peixes como a sardinha e o salmão apresentam uma grande quantidade de ómega 3, que está relacionado à produção e manutenção das taxas de hormonas sexuais, além de auxiliar na lubrificação feminina.
Outras frutas 'calientes' são a banana e o abacate. Ricas em potássio e vitaminas do complexo B, ajudam a aumentar a libido masculino e melhorar a vida sexual, além do formato que lembra os órgãos genitais masculino e feminino.
Efeito contrário
Mas nem todos os alimentos ajudam... Algumas opções como fritos, carnes gordurosas e outros ingredientes que contêm grandes quantidades de gordura não são indicados para o cardápio dos amantes, e podem afetar o desejo sexual. “O ideal é evitar comida de difícil digestão, que impede a circulação adequada de sangue, causam sensação de cansaço e dificultam o desempenho sexual”, avisa a nutricionista do Hapvida.
Laticínios em excesso também acabam por prejudicar o encontro potencialmente 'quente', deixando a digestão mais lenta e causando desconforto como gases e dores abdominais, que podem acabar com o clima.
Já o tradicional ovo de codorniz, conhecido estimulante sexual, contém nutrientes que ajudam na formação hormonal, mas não apresenta caraterísticas nutricionais que comprovem a fama.
Outra dica importante é a moderação relativamente ao consumo de bebidas alcoólicas. Embora um copo de vinho, espumante ou uma cerveja contribuam para a desinibição do casal, o álcool em excesso pode diminuir a libido e até mesmo estragar o encontro, já que intoxica o organismo e pode causar alterações metabólicas como sono, impotência, mudanças de humor e náuseas.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com