Sim, pode tomar creatina. Benefícios explicados por nutricionista
Catarina Sofia Correia, nutricionista Clínica Tejo Saúde, Parceira Fitness Hut - Grupo VivaGym, explica as vantagens deste suplemento no exercício físico e na saúde.
© iStock
Lifestyle Suplementos
A creatina é um dos suplementos mais utilizados pelos atletas no mundo do desporto. De origem natural, é utilizada para melhorar o desempenho físico, aumentar a massa muscular e prevenir o aparecimento de lesões. Muitas pessoas acreditam que a creatina é insegura e que provoca inúmeros efeitos secundários, mas na realidade é um dos suplementos mais testados cientificamente e tem um grande perfil de segurança.
A creatina é uma substância que se encontra naturalmente nas nossas células musculares. Ajuda os músculos a produzir energia quando realizamos um exercício mais pesado ou quando praticamos exercícios de alta intensidade. Diversos fatores podem afetar as reservas de creatina, incluindo a ingestão de carne, o exercício, a quantidade de massa muscular e os níveis de determinadas hormonas no nosso corpo. Cerca de 95% da creatina é armazenada nos músculos (na forma de fosfocreatina) e os outros 5% encontram-se no cérebro, rins e fígado
Quando toma um suplemento de creatina obtém diversos benefícios:
- Aumenta as reservas de fosfocreatina, o que contribui para a maior produção de energia durante o exercício.
- Contribui para o rápido crescimento do músculo através da criação de novas fibras musculares pelo aumento dos níveis de IGF-1 (hormona de crescimento) e pelo aumento da quantidade de água nos músculos que promove o aumento do seu volume.
- Melhora a performance dos exercícios de alta intensidade no que diz respeito a força, resistência à fadiga e resistência muscular, recuperação, desempenho cerebral e capacidade de sprint.
- Desacelera ou reduz a progressão de doenças de natureza neurológica (estudos realizados apenas em animais).
- Diminui os níveis de açúcar no sangue pois promove a função do GLUT4 (molécula responsável pelo transporte de glucose do sangue para os músculos) e, desta forma, diminui o risco de desenvolvimento de diabetes.
- Reduz o cansaço e fadiga.
Relativamente à dose de suplementação poderá começar por uma fase inicial em que consome 20g de creatina por dia, durante 1 semana, divididas por 4 porções de 5g e depois mantém entre 3 a 5g diárias para manter os níveis de creatina ou então poderá consumir apenas 3 a 5g por dia sem fazer essa fase inicial. No entanto, desta forma, os efeitos poderão aparecer mais lentamente.
Quanto à sua segurança, inúmeros são os estudos que não verificam qualquer efeito secundário na suplementação de creatina. No entanto, caso queira fazer algum tipo de suplementação procure a opinião do seu médico ou nutricionista.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com