Beber água com gás faz mal ou engorda? Especialista responde
Será esta uma alternativa à água 'normal' igualmente benéfica para o organismo?
© iStock
Lifestyle Água com gás
Há quem considere a água com gás uma alternativa aos refrigerantes, repletos de açúcares e conservantes, porém ainda há dúvidas acerca da sua composição, bem como a capacidade de engordar e de gerar celulite.
Como é feita?
A água pode ser gaseificada de duas formas:
Natural: o próprio reservatório de água subterrâneo liberta minerais que, quando em contato com temperaturas altas, geram vapores e gases. Assim, o líquido é levemente aquecido e só então engarrafado para ser comercializado.
Artificial: é o processo mais comum na maioria dos países, pelo qual a água mineral é armazenada em reservatórios de inox, todo o seu oxigénio é-lhe retirado e, então, recebe o gás carbónico, o que gera a gaseificação.
Afinal, água com gás faz mal?
Ao contrário das demais bebidas gaseificadas e assim como a água tradicional, a com gás não possui um valor calórico alto, sendo aliada de quem pretende reduzir a ingestão de açúcar, seja para emagrecer ou prevenir doenças.
Portanto, a água com gás não faz mal, não contribui para a acumulação de gordura ou piora a celulite, visto que o dióxido de carbono é eliminado naturalmente pelo organismo, por isso é comum arrotar após consumi-la.
A quantidade de sódio também é igual à da água não gaseificada, o que não contribui com retenção líquida.
Não existem evidências científicas que questionem a qualidade da água com gás, ou seja, esta pode ser consumida também por mulheres grávidas.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com