Qual é a maior distância que se pode caminhar no mundo sem parar?
Já se perguntou qual seria a maior distância que seria possível caminhar no mundo, de um ponto a outro, sem ter que passar por nenhum rio ou oceano durante o percurso?
© iStock
Lifestyle Caminhar
O canal de YouTube RealLifeLore teve a curiosidade e a ousadia de fazer esse cálculo, revelando assim a maior distância percorrível entre dois pontos da Terra, sem ter que ser obrigado atravessar qualquer trecho de água (o que demandaria algum tipo de embarcação, obviamente).
Com efeito, o canal fez a estimativa através do uso do Google Earth, mas teve também de fazer uma parte dessa projeção manualmente, a fim de contornar os 'obstáculos da água', ou seja, evitando rios e elementos do género que interferissem na rota.
O tamanho do desafio
Bem, de acordo com as projeções realizadas pelo RealLifeLore, a maior distância que se pode caminhar no planeta, sem a necessidade de atravessar nenhum trecho por água, é de 23.068,34 quilómetros. Para se ter uma noção, essa distância equivale a mais da metade da circunferência da Terra.
Em termos de tempo, levaria-se aproximadamente 194 dias de caminhada ininterrupta para finalizar o percurso. Já a um ritmo mais tranquilo, com direito a paragens, levaria mais de três anos para cumprir o trajeto.
As 'pedras no caminho'
Por incrível que pareça, a distância é o menor dos problemas. De facto, para caminhar todo esse percurso, terá de enfrentar uma série de obstáculos. Por exemplo, terá de passar pelo Zimbábue, que é o lar da Mamba Negra, uma das cobras mais mortais do mundo.
Ao chegar ao Uganda, tem que atravessar o país com a maior quantidade registada de casos de malária no mundo. Já no Sudão do Sul, estará no solo de um dos países mais politicamente tensos do mundo atualmente, já que enfrenta uma intensa guerra civil desde 2013, sem falar na fome generalizada entre a população.
Além disso, terá igualmente que enfrentar o Deserto do Saara, a Síria (que está em guerra) e o temido inverno da Rússia. Boa sorte...
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com