Óleo de soja provoca alterações genéticas no cérebro, alerta estudo
O óleo de soja, comummente utilizado para fritar alimentos, tem o poder de transformar a estrutura genética do cérebro.
© iStock
Lifestyle Alerta saúde pública
Uma pesquisa realizada por investigadores da Universidade da California em Riverside, nos Estados Unidos, revelou que mais de 100 genes de ratos sofreram alterações após o consumo deste óleo.
Durante o estudo, publicado no periódico científico Endocrinology, os investigadores alimentaram ratos cobaia com três dietas distintas mas ricas em gordura: uma com óleo de soja regular, outra com óleo de soja modificado (com menos gordura) e uma terceira com óleo de coco.
No final da experiência, os cientistas detetaram que mais de 100 genes nos ratos alimentados com óleo de soja não estavam a funcionar como seria esperado. Nomeadamente um dos genes que sofreu alterações é responsável por produzir produz ocitocina (também chamada de hormona do amor), incumbida por regular o humor.
A descoberta, de acordo com os cientistas, poderá contribuir para explicar o desenvolvimento de doenças como Alzheimer, Parkinson e autismo. Todavia, a equipa alerta que não há provas que apontem que o óleo de soja esteja por trás do aparecimento dessas patologias.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com