Está sentado na sanita a ler isto no telemóvel? Não volte a fazê-lo
Um médico explica como este hábito aparentemente inofensivo pode trazer riscos para a saúde.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
Além de não ser lá muito higiénico, estar sentado na sanita ao telemóvel aumenta o risco de vir a desenvolver problemas de saúde, de acordo com o médico e gastroenterologista Saurabh Sethi.
"Embora possa parecer inofensivo estar a fazer 'scrool' pelo feed das redes sociais ou a responder a alguns e-mails enquanto está na sanita, isso pode ter sérias consequências", afirma o médico, num vídeo divulgado na rede social Instagram. Explica que "usar o telefone enquanto faz o 'número dois' pode fazer com que fique sentado por mais tempo na sanita", o que aumenta a pressão exercida na região anal, favorecendo o aparecimento ou agravamento de hemorroidas (resultam de uma anormal dilatação de aglomerados de veias e artérias na região anal)
Leia Também: O 'segredo' para melhorar a memória pode estar no chá que virou fenómeno
Além disso, o risco de fissuras anais, um pequeno corte ou rasgadura nos tecidos que revestem internamente o bordo do ânus. Outro problema mais grave, segundo o médico, é o prolapso retal, que ocorre quando a parede do reto tende a exteriorizar através do ânus. Em alguns casos, pode ser necessária cirurgia.
Sethi alerta que a casa de banho é "um terreno fértil para bactérias". Como tal, mesmo que o telemóvel não entre em contato direito com coliformes fecais, quando despejamos o autoclismo germes como a bactéria E. coli espalham-se pela divisão e podem acabar no ecrã dos aparelhos.
O especialista conclui: "Se não puder evitar [estar na sanita com o telemóvel], tenha um desinfetante por perto para limpar o telefone" após puxar o autoclismo.
Leia Também: O sintoma precoce de demência que pode surgir às refeições
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com