A proteína animal supera mesmo a vegetal?
A proteína é essencial para o bom funcionamento do organismo.
© iStock
Lifestyle Proteína
As proteínas são macronutrientes essenciais, adquiridos por meio da alimentação. Como explica a especialista Laura I. Arranz, à abc, estas cumprem tarefas importantes relativas, por exemplo, à função estrutural, que forma músculos, pele, cartilagem, tendões, etc.; à função de transportador, como é o caso da hemoglobina, que transporta o oxigénio pelo sangue, e à função reguladora, como é o caso da insulina, que regula os níveis de glicose no sangue.
A acrescentar, outra das funções das proteínas é defensiva, pois gera a formação de anticorpos que lutam contra os antígenos agressores para prevenir a doença, explica a nutricionista María Aguirre Lozano, à mesma publicação.
E onde é que a proteína pode ser encontrada? Se falamos de proteína de origem vegetal, em alimentos como leguminosas (grão de bico, lentilhas ou soja), frutos secos, algas (spirulina), cogumelos e cereais (quinoa ou aveia). Quanto às proteínas de origem animal, podem ser encontradas em: carnes, peixes, marisco, ovos, leite e laticínios.
Quais são as diferenças entre a proteína de origem vegetal e a de origem animal?
"As proteínas de origem animal são ricas em aminoácidos essenciais e a sua digestibilidade será maior do que as proteínas de origem vegetal, ricas em fibras”, explica María Aguirre Lozano.
Laura I. Arranz explica que os alimentos que fornecem proteína vegetal não costumam ter todos os aminoácidos essenciais, mas que estes podem ser combinados para atingir a contribuição correta. “Por exemplo, os aminoácidos essenciais que as leguminosas não têm em quantidade, encontram-se nos cereais ou nas sementes, portanto, ao misturá-los obtemos uma proteína da mesma qualidade dos alimentos de origem animal”, comenta.
Leia Também: Três incríveis benefícios da canela para a saúde
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com