Este é o melhor alimento que pode comer ao pequeno-almoço. É fã?
É versátil, rico em proteína e em sabor.
© iStock
Lifestyle Alimentação Saudável
Apesar do que possa ter ouvido, tomar o pequeno-almoço não é 'obrigatório' e de facto não é mesmo para todos, conforme explica um artigo publicado no site Healthline.
Aliás, optar por não comer após acordar pode inclusive ser mais benéfico para a saúde comparativamente a ingerir alimentos pouco ou nada saudáveis.
Contudo, a verdade é que tomar um pequeno-almoço nutritivo e equilibrado pode sim aumentar os níveis de energia e evitar que coma demasiado durante o resto do dia. E, de acordo com a Healthline há um alimento que deve sem dúvida alguma incluir no seu desjejum:
Ovo
O ovo é um alimento tanto delicioso como extremamente saudável.
Estudos revelam que comer ovos ao pequeno-almoço aumenta a sensação de saciedade, reduz o consumo de calorias na refeição seguinte e ajuda a manter equilibrados os níveis de açúcar no sangue e de insulina.
Numa pesquisa, indivíduos que ingeriram ovos de manhã sentiram-se mais satisfeitos e ingeriram igualmente menos calorias ao longo do dia, em comparação a outros que haviam consumido pão.
Adicionalmente, a gema contém luteína e zeaxantina. Estes antioxidantes ajudam a prevenir distúrbios oculares como cataratas e degeneração macular.
Os ovos também são uma das melhores fontes de colina, um nutriente muito importante para a saúde do cérebro e do fígado.
Embora alto em colesterol, o ovo não eleva os níveis de colesterol na maioria das pessoas. De facto, comer ovos inteiros pode reduzir o risco de doenças cardíacas, atenuando o índice de colesterol LDL 'mau' e aumentando o colesterol HDL 'bom', e melhorando ainda a sensibilidade à insulina.
Além disso, três ovos grandes fornecem cerca de 20 gramas de proteína de alta qualidade.
Os ovos também são muito versáteis. Por exemplo, ovos cozidos são um ótimo pequeno-almoço que pode convenientemente ser preparado com antecedência e transportado com facilidade.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com