Congelar óvulos. Perguntas (e respostas) que não tem coragem de fazer
Se está a pensar fazê-lo, este artigo é para si.
© Shutterstock
Lifestyle Gravidez
O relógio biológico não deixa de fazer tic-tac, mas não é o momento ou não se sente preparada para ser mãe. São cada vez mais frequentes as mulheres a adiar a maternidade. Mas é importante saber que o tempo voa. Passam meses, anos e a probabilidade de engravidar diminui com a idade.
As estatísticas não mentem. A partir dos 35 anos, a capacidade reprodutiva das mulheres desce até 50%. Se esse é o seu caso, nada tema. A ciência oferece um plano B: a oportunidade de congelar os óvulos.
Na prática, estará a preservar óvulos ainda jovens e em perfeitas condições para que possa engravidar quando assim o entender. Mas, para que nada fique por esclarecer, a plataforma Create & Cultivate falou com Catha Fischer, especialista em fertilidade, sobre tudo o que deve saber antes de partir para este procedimento.
Veja abaixo uma mão cheia de perguntas e respostas, sem tabus, sobre congelamento de óvulos:
- Quem deve ponderar esta opção? Qualquer mulher que pretenda ser mãe, mas que, por alguma razão, quer seja profissional ou pessoal, queira adiar a gravidez. No fundo, é uma solução preventiva para quem deseja abraçar o projeto da maternidade.
- Posso fazê-lo? A extração de óvulos pode ser feita por qualquer mulher que consiga menstruar, sendo que, entre os 25 e os 35 anos, a reserva ovárica (isto é, a quantidade de óvulos que a mulher tem nos seus ovários) é, na maioria dos casos, maior e melhor.
- Posso ter dificuldade em engravidar se decidir congelar os óvulos? Não. A vitrificação dos óvulos não tem quaisquer implicações numa futura gravidez.
- Em que consiste o procedimento? Trata-se de um processo relativamente rápido e indolor. No fundo, após a punção folicular, os óvulos são vitrificados em laboratório a uma temperatura de -196º e conservados em nitrogénio
- Quando tempo aguentam os óvulos congelados? Todo o tempo que precise até querer ser mãe. A passagem dos anos não afeta a qualidade dos óvulos congelados.
Leia Também: Plataforma informa as mulheres sobre como preservar fertilidade
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com