Olá, inverno: Três consequências (surpreendentes) do frio nos dentes
A cadeia de clínicas Impress revela num comunicado três consequências que o frio provoca no sorriso.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde oral
O inverno está a aproximar-se a passos largos, assim como aquele friozinho próprio da estação.
A poucos dias de entrarmos na época mais gelada do ano, a Impress, cadeia de clínicas especializadas em ortodontia invisível, dá a conhecer três consequências que o frio pode provocar no sorriso e a melhor forma de o proteger:
1. Desconforto nos dentes e mandíbula
"Quando o frio aperta, os dentes retraem-se. Habitualmente, as baixas temperaturas são responsáveis pelo famoso “tiritar” de dentes que causa desconforto e dor em toda a boca. Assim, a solução passa por respirar, maioritariamente, pelo nariz, garantindo assim que a boca permanece fechada e à sua temperatura ambiente".
2. Sensibilidade dentária
"O frio é um dos principais responsáveis pela sensibilidade dentária. Causada por temperaturas extremas e por pequenas fraturas que tornam o dente mais exposto ao frio, esta é uma das condições mais comuns no Inverno e que pode afetar a saúde e bem-estar de um sorriso. Para a prevenir, devemos evitar bebidas demasiado quentes e optar por utilizar uma pasta dentífrica adequada".
3. Aftas e herpes
"O ar seco do Inverno leva a uma boca também mais seca e, consequentemente, a uma maior propensão de infeções e bactérias. Exemplo disso são as aftas e os herpes labiais que assumem maior posição durante o tempo frio e colocam em causa a saúde oral. Nesse sentido, é importante garantir a máxima higienização do sorriso e mantê-lo sempre hidratado".
A Impress salienta assim a importância de garantir uma correta higienização da boca durante o ano inteiro. Na eventualidade das condições listadas permanecerem por mais de três dias, deverá consultar o seu dentista ou ortodontista.
Leia Também: Cinco bons motivos para beber vinho no inverno (sim, tem permissão)
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com