AVC: Sinais de alarme (alguns discretos) que jamais deve ignorar
Muitos deles confundem-se com sintomas de outras doenças.
© Shutterstock
Lifestyle Acidente vascular cerebral
Nota que um dos lados da face está descaído? A boca está 'de lado'? Tem falta de força num braço? Pedir ajuda a tempo é fundamental e, perante estas queixas, é urgente telefonar para o 112 e atuar o mais rapidamente possível. O mais provável é tratar-se de um caso de acidente vascular cerebral (AVC) e reconhecer os reconhecer os sinais é essencial para agir rapidamente e minimizar os danos.
Os sinais de alerta mais comuns são o desvio da cara, a falta de força num dos lados do corpo, quer seja no braço ou na perna. Pode também existir dificuldade em falar e de entendimento, bem como confusão, segundo um artigo revisto por Alexandra Malheiro, especialista em Medicina Interna do Hospital Lusíadas Porto.
Mas há mais. Também podem ser sinais de AVC alteração de visão em um ou ambos os olhos, dificuldade em andar, tonturas ou falta de equilíbrio, dor de cabeça severa e sem causa aparente, sensação súbita em minutos ou horas de náusea e vómito, assim como um breve período de ausência ou diminuição de consciência (desmaios, confusão, convulsão ou coma).
De acordo com a Direção-Geral da Saúde, o AVC é a primeira causa de morte e de incapacidade permanente em Portugal. A doença não só afeta o cérebro como pode provocar uma deficiência súbita, por entupimento (AVC isquémico) ou rotura (AVC hemorrágico) de uma artéria cerebral.
Leia Também: Afinal, há um tipo de gordura que diminui o risco de AVC
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com