'Bomba relógio'! Estalos no pescoço podem ter desfecho fatal
A maioria destes tais 'tlaques' são inofensivos, mas...
© Shutterstock
Lifestyle Acidente vascular cerebral
Tem a mania de estar constantemente a estalar o pescoço? A maioria destes 'estalos' são inofensivos. No entanto, deve estar atento caso estes se tornem persistentes. Estes sons produzidos ao virarmos o pescoço podem ser um gatilho menos conhecido para um acidente vascular cerebral (AVC), segundo uma especialista contactada pelo jornal Express.
Estes 'estalos' são frequentes no tratamento osteopático, recomendado para aliviar o espasmo muscular e alongar o músculo. Porém, deve ser feito por um osteopático devidamente credenciado. "Se for feito de forma errada, especialmente quando é aplicada muita pressão, pode causar um AVC em casos raros", alerta a médica Monika Wassermann, da oliolusso. A explicação? Podem formar-se coágulos sanguíneos.
Recorde-se que o AVC resulta da lesão das células cerebrais, que morrem ou deixam de funcionar normalmente, pela ausência de oxigénio e de nutrientes na sequência de um bloqueio do fluxo de sangue (AVC isquémico) ou porque são inundadas pelo sangue a partir de uma artéria que se rompe (AVC hemorrágico). Os sinais de alerta mais comuns são o desvio da cara, a falta de força num dos lados do corpo, quer seja no braço ou na perna.
Leia Também: AVC: Sinais de alarme (alguns discretos) que jamais deve ignorar
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com