Qual é a diferença entre ter a pele seca e a pele desidratada?
Pode parecer a mesma coisa, mas a verdade é que são termos diferentes. Explicamos tudo.
© ShutterStock
Lifestyle Pele seca
Seco e desidratado são por norma usados como sinónimos no que ao cuidado de pele diz respeito. Ainda assim, são diferentes e com distintos cuidados a ter em conta. Explicamos tudo o que deve saber.
Quando se fala em pele seca, queremos dizer que é um tipo de pele que não tem produção suficiente de óleo.
Já quando se diz que uma pele é desidratada, trata-se de um estado pelo qual qualquer pele pode passar em alguma altura, inclusive as secas.
Leia Também: Quando é que as queimaduras solares devem ser tratadas no médico?
Uma pele seca é normalmente áspera, causa alguma irritação e escama de vez em quando. Limpar este tipo de pele pode ser complicado, uma vez que a água tem tendência a irritá-la ainda mais. O melhor é usar produtos que sejam hidratantes e indicados para este tipo de pele. Mesmo fora do verão, convém usar protetor solar.
Já uma pele desidratada é uma pele, como se percebe pelo nome, com falta de água. Existem vários tipos de cremes e cosméticos que têm como função hidratar a pele, como é o caso dos que usam ácido hialurónico.
É uma pele que também se apresenta com pouca luminosidade e um pouco áspera ao toque. Por ser um estado, a pele desidratada pode ser cuidada para voltar ao seu estado normal. Já a pela seca o deve ser hidratada com regularidade.
Leia Também: Bê-à-bá do ácido hialurónico. O que é, onde existe e quais os benefícios?
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com