Sabia que andar para trás faz maravilhas por si? Não, não enlouquecemos
Só tem a ganhar!
© Shutterstock
Lifestyle Caminhar
Não estranhe. Com certeza já ouviu dizer que caminhadas diárias de são ótimas para a saúde. Mas e se lhe disséssemos que andar para trás é igualmente benéfico ou até mais?
"Os chineses têm um ditado que diz que '100 passos para trás valem por mil passos para a frente'", lembrou o médico Michael Mosley no seu episódio mais recente do 'podcast' Just One Thing. Além de melhorar o equilíbrio, alguns minutos desta prática também ajudam a melhorar a memória de curto prazo e a capacidade de resolução de problemas, reduzem as dores nas costas e promovem a perda de calorias, de acordo com o especialista.
Um estudo publicado no International Journal of Sports Medicine referia, em 2005, que caminhar de costas faz com que o corpo gaste aproximadamente 30% mais energia em relação a andar para a frente. Ou seja, a prática ajudaria a queimar mais calorias em menos tempo.
Leia Também: Epidemia silenciosa. Quando é que uma dor nas costas é alarmante?
Os voluntários saudáveis perderam 2,5% a mais de gordura corporal ao adicionar a caminhada de costas ao plano de exercícios. "Caminhar para trás implica usar músculos que são menos ativos durante a caminhada para a frente, como os gémeos da perna e canelas, bem como quadríceps, aquele grande músculo na frente da coxa", explicou Mosley.
Outro estudo, feito na Universidade de Roehampton, no Reino Unido, revelou que andar para trás ativa diferentes partes do cérebro, como o córtex pré-frontal (parte responsável pelas competências cognitivas superiores e que diferencia o ser humano de outros mamíferos), em relação ao movimento padrão.
Leia Também: Não confunda! Preste atenção a estes sinais de demência pouco conhecidos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com