A dieta ocidental e a acne
“Mais de 80% dos adolescentes que seguem uma dieta ocidental sofrem de acne”, destaca dermatologista Bodo Melnik.
© Reprodução/ Rad
Lifestyle Dermatologia
Apesar do fator genetico primário subjacente ao aparecimento da acne, vários estudos clínicos e epidemológicos apontam que a dieta ocidental tem grande influência na acne.
Na sequência da sua presença no 2º Congresso Europeu de Nutrição Funcional, o Lifestyle ao Minuto falou com o dermatologista alemão Bodo Melnik sobre a sua especialidade: a acne.
No que toca às principais escolhas alimentares responsáveis por despoletar a acne, Bodo Melnik cita a cientista nutricional nova-iorquina Jennifer Burris, sublinhando que, segundo ela, há três grandes fatores que induzem a acne: hidratos de carbono hiperglicémicos, leite e gorduras saturadas, incluindo as gorduras trans.
Isto porque a composição destes alimentos provoca a ativação da insulina IGF-1 sensibilizando a enzima kinase mTORC1.
Já em 2013 se comprovou que a acne – tal como outras doenças da civilização – é uma doença motivada pele kinase mTORC1, sendo que esta enzima é significativamente desregulada na pele das pessoas que sofrem de acne.
Quanto às recomendações que este especialista dá aos seus pacientes, Bodo sugere a abstenção do leite, dos hidratos de carbono hiperglicémicos e gorduras saturadas, bem como os alimentos que aumentam a mTORC1.
No que toca aos tratamentos, a intervenção dietética deve ser o primeiro passo a tomar. Antibióticos locais, bem como retinóides tópicos também são úteis para tratar acne moderada.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com