Como ser um viajante ecologicamente correto
Andar mais a pé e trocar o bilhete de papel pelo eletrónico são algumas das medidas que fazem com que a sua viagem seja mais 'verde'.
© PixaBay
Lifestyle Viagens
A preocupação com o ambiente vai muito além da reciclagem. Sim, são vários os gestos e hábitos que permitem cuidar mais da natureza e do meio envolvente… mesmo quando se vai de viagem.
Com algumas atitudes simples é possível reduzir o impacto ambiental durante uma ida a outro país. Não sabe como? O The New York Times diz os dez passos mais importantes:
1. Planear o voo - Nos Estados Unidos, algumas companhias aéreas como Delta e United Airlines oferecem programas que calculam o impacto ecológico do voo. Se o passageiro desejar, pode doar dinheiro para instituições de proteção ambiental, por exemplo. No entanto, alguns representantes ambientalistas dizem que as calculadoras de carbono destas empresas nem sempre são precisas.
2. Passear a pé – Nada como fazer turismo à moda antiga, isto é, a pé ou de bicicleta.
3. Escolher hotéis ‘ecofriendly’ – Alguns hotéis são conhecidos por apostarem numa atitude amiga do ambiente, em que desaconselham aos clientes o uso desmedido e desnecessário de água, por exemplo. Estes tipos de alojamento não são ainda muito frequentes, mas nada que uma pesquisa na internet não ajude.
4. Usar garrafas de água reutilizáveis – Fazer turismo cansa e requer alguns cuidados a nível de hidratação. Na ausência de bebedouros pela cidade que se visita, o melhor é mesmo usar uma garrafa de água reutilizável e encher o hotel.
5. Levar poucas malas - A bagagem mais pesada exige mais combustível para ser transportada. Por isso, é melhor é ser prático e não levar demasiada roupa.
6. Usar bilhetes eletrónicos – Sempre que possível, é recomendado usar os bilhetes que não são de papel.
7. Escolher uma localização amiga do ambiente – Na hora de eleger o local a visitar, é recomendado que se escolha uma cidade ou região com várias opções ecológicas, desde o restaurante, ao mercado ou até mesmo à quantidade de espaços verdes.
8. Desligar os gadgets – A máquina fotográfica e o telemóvel dão sempre jeito, mas deve-se evitar o uso em demasia para que não seja necessário estar sempre a carregar.
9. Escolher passeios sustentáveis - Diversos grupos ambientalistas, incluindo o The Nature Conservancy, o Sierra Club e o WWF, oferecem ecoviagens e passeios que tentam não ter impacto nos recursos naturais, na vida selvagem ou nas pessoas.
10. Falar sobre isso – Falar com os amigos sobre o quão bom e fácil é fazer uma viagem ecológica é uma forma de incentivar outras pessoas a preocuparem-se com o ambiente.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com