A ciência concorda, o fim de semana podia ter três dias
Se as segundas-feiras são um castigo para si e voltou a passar o dia a pensar como seria bom que o fim de semana tivesse três dias, este artigo é para si.
© iStock
Lifestyle Descanso
Mais uma vez a segunda chega e só pensa: Mas como é que o fim de semana passou tão rápido? Provavelmente defende que o fim de semana precisava era de ter três dias. E há estudos que defendem que, de facto, é preciso descansar mais.
O site M de Mulher reuniu alguns estudos que sugerem que o fim de semana deveria ser mais longo – pela saúde do corpo, pelo sono e desempenho e até pelo humor.
Uma investigação, publicada na revista The Lancet , que analisou 25 estudos realizados em três continentes e que incluíram cerca de 600 mil pessoas concluiu que as pessoas que trabalham 55 horas por semana ou mais têm 33% mais probabilidades de ter um derrame cerebral, em comparação com quem trabalha menos de 40 horas por semana. Quem trabalha mais também tem, aparentemente, 13% mais probabilidades de sofrer de doenças cardiovasculares.
Trabalhar demais também aumenta a probabilidade de ficar mal-humorado. Cansadas e com sono, as pessoas têm mais dificuldades em entender as emoções dos que estão à sua volta e tendem a gerar mais discussões, em comparação com as pessoas que estão relaxadas.
Trabalhar menos horas ou ter um fim de semana mais longo para descansar acaba até por fazer com que as pessoas trabalharem melhor e tenham um melhor desempenho, como observa a investigadora Sarah Green Carmichael.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com