Romã e uvas passas afastam sinais de envelhecimento precoce
Conheça as propriedades das frutas que ajudam a melhorar a saúde da pele e o funcionamento do organismo.
© DR
Lifestyle ANTIOXIDANTES
Algumas frutas possuem propriedades que ajudam a combater o envelhecimento precoce, entre elas estão a romã e as uvas passas.
A nutricionista Elaine de Pádua explica que a romã é uma excelente fonte de antioxidantes, componentes que combatem os radicais livres que provocam sinais de envelhecimento precoce como perda da elasticidade, rugas e manchas. Esta propriedade da fruta ajuda a pele a não envelhecer tão rápido.
“A fruta ainda aumenta o fator de proteção do filtro solar, já que o ácido elágico potencia os níveis de glutationa (antioxidante produzido pelo organismo e que protege as células contra a ação dos raios solares)”, conta a nutricionista.
A romã também é rica em licopeno, que tem enzimas que protegem da radiação e aumentam a resistência cutânea.
As uvas passas são fonte de oligofrutossacarídeos com ação prebiótica no intestino (ajudam a manter as boas bactérias intestinais), além de conterem fibras insolúveis, que facilitam o funcionamento do intestino. “Contêm também um mineral chamado boro que contribui para a saúde óssea, uma das partes do corpo mais afetadas quando envelhecemos. Um estudo recente mostrou que acrescentar uvas passas a sua dieta tem um efeito positivo na diminuição do colesterol LDL (colesteol 'mau')”, explica Elaine.
A nutricionista lembra ainda que esse e outros estudos também mostram que as uvas passas, assim como outras fontes de hidratos de carbono ricas em fibras e fitoquímicos, não aumentam o nível de triglicéridos no sangue, um dado importante para a prevenção de doenças cardiovasculares.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com