Estudo: Hot yoga não é mais benéfico que o yoga comum
Ambas as modalidades trazem vantagens, mas os benefícios cardiovasculares não dependem da temperatura a que se treina.
© iStock
Lifestyle Yoga
Não foi há muito tempo que o Hot Yoga chegou a Portugal. Uma modalidade antiga onde sequências de posições de yoga são praticadas numa sala a 40º graus. Além de os músculos aquecidos terem maior flexibilidade, o que permite movimentos mais amplos, as elevadas temperaturas trazem vantagens a nível cardiovascular.
Um estudo da Times Health vem negar esta ideia, alegando que é a prática do yoga em si, e não o aumento da temperaruta com que se pratica yoga, que traz benefícios para a saúde arterial. Segundo a autora do estudo, que pertence ao departamento de saúde e performance humana da Universidade do Estado do Texas, “o calor não parece ser um fator necessário para melhorias na saúde do coração”. A investigadora ressalva que tanto o hot yoga e o yoga comum são de facto benéficos para a saúde vascular e influenciam o atraso na progressão de riscos para o coração , contudo, tal não se deve à temperatura em que é praticado.
Os dados deste estudo basearam-se num grupo de 52 pessoas saudáveis, mas com um estilo de vida sedentário. Dois grupos praticaram yoga três vezes por semana, durante 12 semanas – um grupo em sala aquecida, o outro em ambiente normal. O terceiro grupo não praticou yoga de todo.
Da experiência concluiu-se que a saúde vascular dos dois grupos de praticantes de yoga melhorou e o risco de problemas de coração baixou. No grupo que praticou hot yoga, notou-se ainda uma redução na gordura corporal, que embora pequena, foi superior à verificada no grupo que praticou yoga em ambiente normal.
Tal estudo, avança a Times Health, é uma boa notícia a quem prefere praticar o yoga em casa, ou não tem disponibilidade para participar em aulas de Hot Yoga, que são menos comuns que os espaços que praticam yoga a temperaturas normais.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com