Sem rodeios: É por isto que deve praticar yoga
A prática de yoga é cada vez mais aconselhada como complemento a outras práticas de exercício físico.
© iStock
Lifestyle Yoga
Segundo a fundadora do projeto dedicado à prática, AEC Yoga, os exercícios de yoga devem ser conjugados com a sua rotina, pelo menos duas vezes por semana. A especialista fala por experiência própria quando refere que tal prática tem de facto vários benefícios para a saúde do corpo e da mente.
Resumidamente, o yoga é uma forma de conectar a mente, o corpo e a respiração - que se defende serem os pilares do ser humano – através da repetição de posturas desenhadas para melhorar a forma e flexibilidade, a par da respiração, explica a Glamour UK.
Por ser um treino bastante completo, conta com benefícios em várias vertentes. Em termos físicos, melhora não só a flexibilidade como a força muscular, circulação sanguínea e própria postura (que, ao estar correta, protege a coluna). Ainda, liberta a tensão que lhe prende o corpo – não é só uma questão psicológica.
A nível psicológico, o yoga ajuda a que nos foquemos mais nas tarefas do dia a dia, além de permitir que se relaxe, ao acalmar a respiração, ‘abre’ os pulmões para uma melhor respiração e aumenta a auto-estima que permite que encaremos os problemas de uma forma mais calma e positiva.
Para os millenial, o yoga é uma prática comum. A geração carateriza-se por um ritmo de vida acelerado, sendo constante a necessidade de foco e relaxamento – não fosse a geração X a mais ‘acelerada’ e com dias mais preenchidos de sempre. Com a prática de yoga, são levados a acalmar e a voltar a si, essencial para quem vive a mil, a par das constantes novidades que surgem na internet, onde estão sempre online.
O facto de se optar pelo yoga pelos seus benefícios psicológicos e ter com bónus os resultados físicos torna esta uma prática bem apelativa.
Quanto à frequência com que a deve praticar, cada caso é um caso e a cada pessoa será indicado um tipo de yoga que varia entre o Hatha Yoga, Yin Yoga, Ashtanga Yoga e outros. Dependerá também do nível em que a pessoa se encontra e da sua disponibilidade em despender 45minutos ou uma hora e meia para cada aula. Se o seu tipo for mesmo escasso, 15 minutos de prática já servirão para começar melhor o dia. A especialista esclarece que o Yoga é flexível neste sentido, não carecendo de uma obrigatoriedade periódica. Duas vezes por semana, é uma frequência já válida para que note, a médio prazo, as melhorias no seu todo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com