Líderes da União Europeia aprovam acordo para o Brexit
O acordo de retirada do Reino Unido da União Europeia foi aprovado pelos líderes da UE, anunciou Donald Tusk.
© Reuters
Mundo Donald Tusk
Os chefes de Estado e de Governo dos 27 deram o aval ao projeto de acordo da saída do Reino Unido da União Europeia, anunciou Donald Tusk na cimeira extraordinária que se realiza este domingo em Bruxelas.
Narra a BBC que o presidente do Conselho Europeu sinalizou este sábado que o acordo seria aprovado depois de ter terminado o 'imbróglio' de Gibraltar.
Também António Costa adiantou aos jornalistas, à chegada à cimeira extraordinária, que Portugal daria luz verde à saída do Reino Unido da União Europeia.
Recorde-se que já era esperado que este acordo histórico de separação fosse endossado sem percalços, bem como a declaração política que estipula os parâmetros da relação futura entre as partes. O passo seguinte é que o documento seja também aprovado pelo Parlamento do Reino Unido, uma decisão que não se prevê que seja tão unânime.
EU27 has endorsed the Withdrawal Agreement and Political Declaration on the future EU-UK relations.
— Donald Tusk (@eucopresident) November 25, 2018
Estima-se que o Reino Unido deixe o bloco comunitário a 29 de março de 2019, sendo que o Parlamento britânico deve votar o acordo no início de dezembro, mas sua aprovação não está de forma alguma garantida, com os trabalhistas, os liberais democratas, o Scottish National Party, o Democratic Unionist Party e muitos deputados conservadores dispostos a votar contra.
A primeira-ministra Theresa May tem vindo a apelar à aprovação do documento, argumentando que este é o melhor acordo que poderia honrar o resultado do referendo do Brexit.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com