Todos unidos ao lado da França "em mais esta provação"
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, manifestou hoje o seu pesar pelo ataque de quarta-feira à noite em Estrasburgo, afirmando que a União Europeia permanece toda unida ao lado da França "em mais esta provação".
© Reuters
Mundo Donald Tusk
"Todos os meus pensamentos vão para as vítimas do ataque de ontem à noite em Estrasburgo, assim como para as suas famílias. Continuamos todos unidos ao lado da França em mais esta provação", escreveu Tusk na sua conta na rede social Twitter.
A França tem sido o Estado-membro da União Europeia mais atingido por ataques terroristas nos últimos anos, entre os quais os ataques em Paris em 13 de novembro de 2015, que provocaram mais de 180 mortos, e o ataque em Nice em 14 de julho do ano seguinte, que fez 84 mortos.
Na terça-feira à noite, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, também já reagira com uma publicação na mesma rede social, para condenar "com grande firmeza" o tiroteio em Estrasburgo, que provocou a morte de três pessoas e feriu mais de uma dezena.
"Estrasburgo é, por excelência, uma cidade símbolo da paz e da democracia europeias, que defenderemos sempre. A Comissão está ao lado de França", escreveu Juncker, que na terça-feira de manhã participara num debate no hemiciclo de Estrasburgo, que acolhe esta semana uma sessão plenária do Parlamento Europeu.
O ataque no Mercado de Natal de Estrasburgo, na terça-feira à noite, provocou pelo menos três mortos e 12 feridos, seis dos quais em estado crítico, anunciou hoje de madrugada o ministro do Interior francês, Christophe Castaner.
Anteriormente, a polícia francesa indicara quatro mortos, mas o balanço foi revisto sem explicação.
As forças de segurança montaram uma operação de caça ao homem para tentar deter o autor do ataque, que ficou ferido numa troca de tiros com um soldado antes de abandonar o local.
O Ministério Público francês abriu uma investigação por homicídio e tentativa de homicídio relacionada com uma organização terrorista, assim como por associação terrorista.
O Governo francês elevou o nível de alerta no país para "emergência por atentado", com um reforço de controlo nas fronteiras, aumento de segurança nos mercados de Natal e mobilização de meios envolvidos no dispositivo antiterrorismo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com