No dia da visita polémica de Boris, Arábia Saudita executa três pessoas
A Arábia Saudita anunciou hoje mais três execuções, no mesmo dia em que o primeiro-ministro do Reino Unido visita o país e quatro dias depois da aplicação da mesma pena a 81 pessoas em apenas um dia.
© Reuters
Mundo Pena de morte
De acordo com a agência de notícias oficial da Arábia Saudita, as três pessoas executadas são cidadãos sauditas condenados por homicídio. Em apenas cinco dias 85 pessoas foram executadas no país, 81 das quais no último sábado, condenadas por crimes que iam desde terrorismo a assaltos.
Estas execuções envolveram em polémica a visita do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, prevista para hoje, numa altura em que o Reino Unido está a tentar uma aproximação à Arábia Saudita para encontrar alternativas ao petróleo proveniente da Rússia.
Johnson tem agendada uma reunião com o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, e é o segundo líder mundial a fazê-lo desde a implicação do herdeiro ao trono saudita, pelas Nações Unidas e pelos serviços de inteligência norte-americanos, no homicídio do jornalista saudita Jamal Khashoggi, em 2018, no consolado daquele país em Istambul.
O primeiro líder mundial a reunir-se com Mohammed bin Salman depois deste episódio foi o Presidente francês, Emmanuel Macron, em dezembro.
Leia Também: Boris visita países árabes em busca de apoio contra Rússia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com