Agência Espacial Europeia aprova orçamento recorde de 17 mil milhões
O objetivo é acompanhar a crescente concorrência no espaço, uma vez que, segundo o diretor-geral da ESA, Josef Aschbacher, a Europa corria o risco de "sair da corrida" no espaço se não expandisse o orçamento.
© Shutterstock
A Agência Espacial Europeia (ESA) aprovou um orçamento de 17 mil milhões de euros para os três próximos anos, anunciou esta quarta-feira o ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, que tem como objetivo acompanhar a crescente concorrência no espaço. O aumento, no entanto, ficou aquém dos 18,5 mil milhões de euros solicitados.
De acordo com a France Presse (AFP), os ministros dos 22 estados membros da ESA, reunidos há dois dias em Paris, a pedido da agência, uma vez que, segundo o diretor-geral da ESA, Josef Aschbacher, a Europa corria o risco de "sair da corrida" no espaço caso não expandisse o orçamento.
O financiamento vai servir para a exploração espacial, lançadores de foguetes, monitorização de mudanças climáticas e outros projetos.
A Europa enfrenta um mercado espacial cada vez mais lotado, com a concorrência vindo não apenas dos Estados Unidos, há muito dominantes, mas também de potências em ascensão, como a China, e de empresas privadas, como a SpaceX, do bilionário Elon Musk.
Leia Também: Financiamento à Agência Espacial Europeia pode atingir 115 milhões
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com