Meteorologia

  • 27 NOVEMBER 2024
Tempo
11º
MIN 9º MÁX 16º

Donald Tusk apela a União Europeia que ajude países vizinhos da Ucrânia

O primeiro-ministro da Polónia, Donald Tusk, apelou hoje à União Europeia que considere a possibilidade de prestar ajuda aos países que estão na linha como vizinhos da Ucrânia, invadida pela Rússia.

Donald Tusk apela a União Europeia que ajude países vizinhos da Ucrânia
Notícias ao Minuto

23:22 - 11/04/24 por Lusa

Mundo Donald Tusk

O líder polaco, um dos países que faz fronteira com a Ucrânia, falava em Varsóvia ao lado do presidente do Conselho Europeia, Charles Michel, que exortou os Estados-membros a investirem mais nem defesa.

"Desde os primeiros dias de guerra, a Polónia deu à Ucrânia tudo o que era possível e muito mais. Hoje a Polónia tem de construir a sua própria segurança", disse Donald Tusk, em declarações aos jornalistas.

"Devemos, como um todo, e não apenas a Polónia, ajudar a Ucrânia tanto quanto possível, mas toda a Europa deve igualmente pensar mais ativamente na forma de ajudar países como a Polónia e a Estónia, que estão na linha da frente", acrescentou.

"Se somos uma só Europa, isso significa que a guerra está à nossa porta". disse ainda o primeiro-ministro polaco, notando que é isso que torna necessário que se ponderem todos os meios possíveis para "ajudar a Ucrânia e os países mais vulneráveis às consequências desta guerra".

Donald Tusk falava antes de um jantar de trabalho em Varsóvia com Charles Michel que, por sua vez, sublinhou os "desafios extraordinariamente difíceis" que a Europa enfrenta.

"Temos de apoiar a Ucrânia tanto quanto possível. Temos de desenvolver as nossas capacidades de defesa, de desenvolver a nossa preparação para a defesa e investir mais em defesa", acrescentou Charles Michel.

A Polónia gasta cerca de 4% do seu Produto Interno Bruto em defesa.

Leia Também: Primeiro-ministro polaco critica mecanismo de recolocação de migrantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório