Onze macacos morrem em zoo de Hong Kong. Infecção 'vem' do solo
Acredita-se que funcionários do jardim zoológico de Hong Kong tenham 'trazido' uma infeção nos seus sapayos, que acabou por contaminar alguns macacos, de diferentes espécies, que acabaram por morrer na última semana.
© JOHAN ORDONEZ/AFP via Getty Images
Mundo Hong Kong
Onze macacos morreram na última semana num jardim zoológico de Hong Kong, e em causa pode estar uma contaminação trazida pelos próprios funcionários.
De acordo com a CNN Internacional, nove destes animais morreram de septicemia, causada por Melioidosis, uma infeção bacteriana.
Os últimos dois animais a morrerem ainda não foram autopsiados, mas acredita-se que a causa será a mesma.
Segundo explicaram as autoridades, a infeção deverá ter-se propagado com 'ajuda' do solo presente nas jaulas onde estes estão, e que estará presente depois de ser transportada até lá a partir dos sapatos dos funcionários.
"Para já, isolámos toda a secção dos mamíferos, pelo que não haverá qualquer tipo de contacto entre os cidadãos normais e os animais", explicou o Ministro do Turismo e da Cultura, Kevin Yeung.
Os animais que morreram estavam em cinco jaulas separadas, e eram de espécies como de Brazza, macaco-esquilo comum, saguim-de-cabeça-algodão e sagui-de-tufos-brancos.
A bactéria é comum em solo argiloso húmido e, segundo a CNN Internacional, embora possa ser transmitida de animais para seres humanos, é pouco provável que isso aconteça. Ainda assim, o contacto de visitantes com os mamíferos está proibido.
Leia Também: Uma alcateia e uma cabana: Homem grava "calma" ao aproximar-se de lobos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com