Turquia saúda acordo nuclear com Irão
A Turquia saudou hoje o acordo sobre o programa nuclear iraniano, alcançado na quinta-feira, e disse esperar que Teerão dê os passos necessários a um compromisso definitivo, disse hoje em Vilnius o chefe da diplomacia turco, Mevlüt Cavusoglu.
© Reuters
Mundo Mevlüt Cavusoglu
"Estamos muito satisfeitos por ver que o acordo foi concluído", disse Cavusoglu, durante uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo lituano.
O ministro turco mostrou-se esperançado que "as partes cheguem a um acordo final até 01 de julho", mas considerou que o Irão ainda tem esforços a fazer.
"Quando olhamos para as posições atuais do grupo 5+1 e do Irão, o Irão não está na linha que propusemos em 2010 - um acordo que previa nomeadamente o enriquecimento de urânio em países terceiros -, mas espero que o Irão consiga aproximar-se desta linha até julho", explicou Cavusoglu.
O designado grupo 5+1 (que inclui os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - Estados Unidos, China, França, Rússia, Reino Unido - e a Alemanha) e o Irão chegaram na quinta-feira, em Lausanne, a um acordo de princípio para resolver a questão do programa nuclear iraniano.
O acordo final com os aspetos técnicos e legais tem de ficar concluído até 30 de junho.
O pacto permitiria ao Irão manter um programa nuclear muito reduzido e debaixo de estrito controlo em troca de vários apoios económicos e políticos.
Na sequência do acordo, o primeiro-ministro israelita convocou para hoje uma reunião com os responsáveis de segurança.
Numa reação ao acordo de princípio sobre o programa nuclear iraniano, Benjamin Netanyahu tinha já dito que este "ameaçava a sobrevivência de Israel".
Esta etapa das negociações está já ser classificada "histórica" e vários países elogiaram já o acordo alcançado.
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, elogiou o pacto alcançado, considerando tratar-se de um "acordo sólido" e que "bloqueia todas as vias para uma arma nuclear".
O Governo chinês saudou o acordo e pediu que se complete o que considerou "um processo histórico", enquanto a Rússia classificou de "esperançoso" o compromisso assumido.
"O resultado é esperançoso. Estabelece um marco político nas vias de solução para os principais problemas e oferece boas possibilidades" para um acordo definitivo, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com