GNR leciona curso para 24 polícias da UE na área cinotécnica
Vinte e quatro polícias de 13 países da União Europeia estão a frequentar um curso de formadores de equipas cinotécnicas na Escola da GNR em Queluz, academia parceira da agência europeia de controlo de fronteiras Frontex, indicou hoje aquela polícia.
País Queluz
Segundo a GNR, o primeiro módulo, de um total de sete, do curso europeu de formadores de equipas cinotécnicas está a decorrer até 28 de fevereiro na Escola da Guarda, que vai também acolher o segundo módulo entre 31 março e 9 de abril.
A Guarda Nacional Republicana adianta que este curso envolve um total de sete formadores, um dos quais da GNR, e é frequentado por 24 polícias da Áustria, Estónia, Espanha, Finlândia, Grécia, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia, Malta, Portugal, Roménia e Suíça.
O curso conta com o apoio do Grupo de Intervenção Cinotécnico e da Unidade de Intervenção.
A corporação indica que a Agência Europeia de Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex) presta apoio aos países da União Europeia e aos países associados de Schengen, contribuindo para a harmonização dos controlos e gestão das fronteiras da UE.
Neste sentido, este curso procura promover a troca de conhecimentos e uniformizar procedimentos entre os diferentes países, no que diz respeito à mais-valia que é a utilização de binómios cinotécnicos no controlo das fronteiras da UE, nomeadamente nas vertentes de segurança e intervenção, segurança física, ordem pública e deteção de suspeitos.
A Escola da Guarda em Queluz é uma academia parceira da Frontex e atribui a única certificação internacionalmente reconhecida, de nível formador, na área cinotécnica.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com